Nas redes sociais, principalmente no Instagram, há muitas páginas de pessoas que romantizam a preparação para concurso. Suas mesas muito bem arrumadas, marca-textos caros e frases motivacionais nos dão a impressão de que o caminho é como num filme, quando a personagem começa sem esperança, mas coloca uma trilha sonora legal e todo trabalho acontece em pequenos clipes divertidos, então o tempo passa e a vida da personagem muda e tudo dá certo.
Mas a vida não é como nos filmes (nem como no Instagram).
A verdade é só uma: durante a preparação para concurso há muito mais dias de choro que sorrisos, a maioria das vezes a mesa está desarrumada, o cabelo desgrenhado, a energia lá embaixo. E a motivação? Ela também não aparece todo dia, por isso é preciso de muita (muita!) disciplina para continuar, principalmente depois de um resultado negativo.
O concurseiro dedica anos da vida aos estudos para, as vezes, ficar de fora por um ou dois pontos, e só ele entende a dor que isso causa. E, além da cobrança interna, ainda há a cobrança da família: "já passou?", "estuda tanto e não passa em nada?", "o filho do primo do amigo da minha vizinha passou estudando dois meses".
É um furacão... e o concurseiro está lá no meio tentando manter a sanidade mental em dia.
E, de repente, mais um resultado negativo...
Acontece muito, afinal, a regra é não passar. Muita gente posta frases motivacionais suprimindo a emoção desse momento, mas eu proponho algo diferente. Viva seu luto! Chore! Mas depois volte aos estudos com sangue nos olhos e determinação, a hora de todo mundo chega, algo que todo aprovado tem em comum é: todos eles reprovaram muito até chegar lá. Você também chegará. Só não passa quem desiste.
Para ver o arco-íris, antes você precisa passar pela chuva.
Boa sorte, bons estudos e boa prova.
Instagram: @pgerjconcurso
PALAVRAS-CHAVE: Tjrj. Resultado. Concurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário